• Imprensa - Cachaça Trade Fair

Projeto Rolha Verde

São Paulo Wine Trade Fair e Wine Weekend fazem o recolhimento de rolhas de cortiça para reciclagem com o compromisso do Carbono Zero



Os eventos Wine Weekend e São Paulo Wine Trade Fair reúnem o público para degustações, palestras e apresentações sobre enologia. Anualmente, durante os dias dos eventos, cerca de 30 mil rolhas em média são recolhidas. O objetivo do Rolha Verde é de incentivar a reciclagem da cortiça das rolhas e promover maior conscientização em relação às emissões de CO2 e ao desenvolvimento sustentável. O projeto foi implantado no Brasil em 2013, uma iniciativa da empresária Zoraida Lobato, organizadora de feiras e eventos ligados ao vinho, em parceria com a Corticeira Paulista, empresa fabricante de produtos industrializados à base de cortiça. “Temos a certificação de sermos eventos neutros. O Wine Weekend foi o primeiro evento neutro no Brasil, e a feira foi pioneira em ter o compromisso de Carbono Zero”, diz.

Segundo a empresária, quando o Rolha Verde foi implantado, já havia a preocupação em encontrar uma forma de diminuir a emissão de gás carbônico durante esses eventos. Começou com o recolhimento das garrafas dos vinhos para reciclagem e daí nasceu a ideia de fazer o mesmo com as rolhas. Nesses eventos, as rolhas das garrafas abertas são recolhidas e parte delas direcionadas para a Corticieira Paulista e outra parte para uma ONG que transforma as rolhas em objetos como luminárias, porta-retratos e muitos outros.

PROJETO ROLHA VERDE NO SÃO PAULO WINE TRADE FAIR

A quarta edição da São Paulo Wine Trade Fair 2022 acontece entre nos dias 10, 11 e 12 de maio no Pavilhão do Anhembi. Conta com parceiros e apoiadores como o Ministério de Relações Internacionais, Secretaria de Desenvolvimento e Agricultura do Estado de São Paulo, SPVINHO, ABRASEL, IBRAC, SEBRAE e SENAC.

No evento, a exposição Projeto Rolha Verde irá apresentar objetos produzidos com o uso de rolhas recicladas e painéis explicativos mostrando como é a produção de rolhas de cortiça.

Em paralelo acontece o CICAVI - Congresso Internacional da Cachaça e do Vinho, cujo tema deste ano destaca os desafios para os novos cenários de implantação de políticas ambientais, sociais e de governança no setor de bebidas adultas. E o que as indústrias do vinho e dos destilados podem ensinar sobre sustentabilidade. A grade de palestrantes tem presença confirmada de profissionais de destaque, brasileiros e estrangeiros.

O credenciamento para os visitantes é gratuito e pode ser feito diretamente no site do evento, que traz as informações completas dos congressos, concursos, master class, como participar e compra de ingressos.

https://www.winetradefair.com.br/

https://www.cachacatradefair.com.br/

Mais informações e entrevistas:

Assessoria de Imprensa

Cristina Bielecki

@crisbielecki

11-99111-8970


1 visualização0 comentário